Os 11 segredos para criar um site de sucesso

1. Marque uma data

A primeira dica é marcar a data de lançamento do seu site. Quando marcamos uma data para lançar é mais fácil se organizar para fazer isso acontecer. Hoje mesmo, já coloque no ar uma página com seu endereço, telefone e uma listagem dos serviços que oferece. Essa é uma tarefa simples e, com isso, seu site já passa a ser encontrado pelo Google. Depois você vai acrescentando outros textos, mais descrições e vai aprimorando o design com o tempo e experiência adquirida. Um objetivo é um sonho com data marcada.

2. Pesquise

Um bom empreendedor entende do seu negócio como ninguém. Pesquise tudo o que puder. Uma boa dica é buscar na web informações relevantes que possam ajudar na construção do seu empreendimento. Faça uma análise de seus concorrentes destacando os pontos fortes e fracos. Perceba como o site deles foi planejado analisando textos e imagens. Entre nas redes sociais para ver como atuam e como é a comunicação com os clientes.

3. Do que você está falando? Qual é o seu negócio?

Não basta entender tudo sobre o seu negócio. Você tem que mastigar as informações para seu consumidor. O que é óbvio para você pode ser complicado para o cliente entender. Por isso, é importante ter em seu site informações claras e precisas do seu empreendimento. Especifique tudo o que acha necessário para um bom entendimento. Comunique exatamente o que sua empresa faz, sem enrolações.

4. Comunique-se de forma clara e objetiva

Você pode até impressionar com um belo texto. Porém, o texto deve ser prático e objetivo. Deve comunicar ao consumidor o que ele busca. Por exemplo, você escreve no seu site “moda gestante”, um termo bastante elegante, mas que não supre as buscas da maioria dos clientes que costumam buscar na web o termo “roupas para grávidas”.

5. Como o cliente irá te encontrar?

É muito importante que seu contato esteja em um lugar de fácil visibilidade em seu site. A dica é ter sempre um e-mail ou número de telefone no rodapé da página principal. Pois se o cliente visitar sua página e não conseguir achar um contato facilmente irá procurar seu concorrente. Outra dica é ter uma página de contato. Esse link deve conter formulário para entrar em contato, telefone, e-mail e endereço com integração do Google Maps ou outro serviço equivalente.

6. Identidade visual

A identidade visual do site é muito importante para que o cliente se sinta bem para navegar e se identifique com sua marca. As cores devem estar em harmonia com seu produto e com o conteúdo do site. Lembre-se que o design é algo que pode ser mudado a qualquer momento de acordo com suas próprias intenções e feedbacks de clientes e visitantes da página.

7. Seja original

Jamais copie textos de outros sites. Sempre faça seu próprio conteúdo, mesmo que seja pequeno. Um conteúdo exclusivo agrega valor ao seu trabalho e dá vida ao seu empreendimento. Seu site não precisa de textos longos, priorize textos curtos e objetivos. Outro problema comum acontece quando um texto é copiado de outro site, seu site fica mal posicionado nos buscadores. Pois quando estes comparam o conteúdo e reconhecem textos iguais posicionam em primeiro lugar àqueles que foram publicados anteriormente. Ou seja, o texto original tem prioridade no ranqueamento.

8. Seja referência no seu segmento

O maior buscador da web, o Google, posiciona melhor em suas buscas quem ele entende ser referência em determinado assunto. E tudo isso é determinado pela qualidade do conteúdo, como exemplo: um bom blog. Vale lembrar que o Google é responsável por cerca de metade das visitas em sites. Então se você for referência em seu negócio é certo que seu site terá mais acessos. Portanto, quanto mais conteúdo de qualidade você produzir, mais o Google entenderá que você é especialista no seu negócio.

9. Participe das redes sociais

Estima-se que 20% das visitas em seu site venham das redes sociais. Contudo, para pequenos e médios empreendedores isto representa uma grande parcela em seu negócio. Além disso, as redes sociais propiciam que você entenda melhor seu cliente, crie um relacionamento amigável com ele e reforça o poder de sua marca. Sem falar que são gratuitas e que você estará presente onde seu consumidor também costuma estar, atento as novidades e acontecimentos.

10. Cresça primeiro localmente

Micro e pequenos empresários querem crescer nacionalmente e até internacionalmente. Porém, esquecem que sua maior força começa localmente. É por meio das pessoas de sua região que sua marca ganha mais visibilidade e status. Reforce sua localidade em seu conteúdo, tenha orgulho de sua origem. E não esqueça, conquiste primeiro seu bairro, sua região, depois sua cidade até que esteja pronto para alçar voos mais altos.

11. Priorize uma boa aparência

Mesmo que seu site tenha um bom conteúdo e todas as informações necessárias para um bom entendimento do negócio, o empreendedor deverá se preocupar com uma boa aparência. Boas imagens convidam o consumidor a conhecer melhor a sua marca. Além disso, dão maior credibilidade ao seu produto ou serviço. Fotos ruins põem em risco o seu empreendimento e você pode ser tachado como amador, mesmo que seja um excelente profissional.

Siga estas dicas e alavanque seu negócio!

Paulo Sant'Ana - WebDesigner