História dos licores

Segundo Santos, “poção de amor para conquistar eternamente o ser amado, afrodisíaco, bálsamo, elixir da longa vida, beberagem misteriosa dos alquimistas, o licor tem uma história envolta em lendas de amor, de bruxas e magos.”
Uma lenda conta que o licor teria surgido devido ao desespero de uma jovem para conquistar seu amado. Depois de tentar de tudo, ela fez uma mistura de ervas e frutas e extraiu desta uma bebida de sabor inebriante. A lenda não diz se a jovem conseguiu ou não conquistar seu amado, mas, sem dúvida, inventou umas das bebidas mais gostosas do planeta.
Outra lenda diz que bruxas, do interior da Itália, adquiriam a aparência de belas jovens para preparar uma poção de frutas e ervas que tinha o poder de unir um casal de amantes por toda a eternidade.
No entanto, lendas e fantasias à parte, a versão mais plausível é de que os licores teriam surgido em xaropes e outras poções caseiras, destinadas a curar tosses, problemas de estômago e outros males pequenos. Os medicamentos caseiros seriam preparados, não por donzelas apaixonadas ou bruxas, mas, por mulheres comuns por meio de receitas que passavam de mães para filhas.