Dicas para você encher a cara sem passar mal
O final de semana está chegando e muita gente já deve estar pensando nas festas regadas a muito álcool. Afinal de contas, ainda dá para continuar comemorando o Carnaval não é mesmo? O problema é aquela ressaca no dia seguinte, que nos deixa praticamente inúteis. Por isso, apresentamos uma lista com dicas para você encher a cara sem passar mal.
Mas antes lembre-se: beber exageradamente pode acarretar problemas em sua saúde. Mas encher a cara é algo que você vai fazer uma vez ou outra na vida – ou até mesmo todo final de semana, se você for mais jovem e mais inconsequente. Por isso, aprenda essas 5 dicas de como se manter em pé por mais tempo que seus amigos e como não sofrer com a ressaca no dia seguinte:
1. Tenha ritmo
Se vai passar o dia bebendo, coloque um ritmo: não adianta beber tudo de uma vez só e passar mal o resto do tempo. É bom ir aos pouquinhos. E se o seu corpo der um sinal de que você está começando a passar dos limites, respeite. Ficar algum tempo sem beber e se hidratando já vai te fazer melhor.
2. Fique de olho no teor alcoólico da bebida
As cervejas possuem, normalmente, 6% de teor alcoólico. Já o vinho tem, em média, 13%. E o uísque pode passar dos 40%. É matemática pura: você não pode beber uísque na mesma quantidade e velocidade que bebe cerveja e achar que vai ficar tudo bem. Se você estiver respeitando o ritmo da bebedeira (como na dica 1), mas mudar o tipo de bebida, se ajuste à nova graduação.
3. Comer
Parece meio óbvio, mas muita gente se esquece de comer alguma coisa antes de beber e principalmente enquanto está bebendo. Beber de estômago vazio, jamais! J-A-M-A-I-S! Alguns alimentos demoram mais para ser absorvidos pelo corpo e por isso são muito bons no controle. Doces sempre ajudam durante a bebedeira.
4. Tome bastante água
O álcool é uma bebida diurética, isto é, te fará urinar e se desidratar bastante. Assim, é fundamental que você se reidrate ao longo da jornada. Mas não vá pensando em beber mais cerveja só por ela ser líquida… é preciso tomar água pura, sem gás.
A desidratação é uma das principais causa da ressaca. Tomar um copão de água antes de dormir vai te ajudar a acordar melhor no dia seguinte. Claro que quanto mais água tomar, mais vontade você terá de fazer xixi, mas pelo menos não irá passar mal. Vale a pena, né?
5. Durma direito
Quando você está cansado, o efeito da cerveja é maior do que quando sua disposição está em 100%. Com sono, você pensa menos, bebe mais e sofre mais com os efeitos. Além disso, o álcool tem um efeito depressor, que vai piorar o seu cansaço e aumentar os efeitos do excesso da bebedeira.
Kir Royal
Drink bem simples e sofisticado. Ótimo aperitivos
Ingredientes:
- 90 ml de Espumante Brut
- 10 ml de Creme de Cassis
Modo de Preparo:
Coloque o Creme de Cassis em uma taça e complete com o Espumante.
Dica: Se tiver cerejas em cauda pode colocar uma na taça!
Sangria de Espumante
Bebida ótima para brilhar no carnaval
Ingredientes:
- 2 laranjas e 4 limões (ou o sumo de ambos)
- 1 garrafa de espumante
- 1 pêssego
- 6 morangos
- Açúcar a gosto
- Gelo em abundância
Modo de Preparo:
Esprema os citrinos (laranja, limão), corte em pedaços pequenos o resto da fruta (morango, pêssego), e deixe no frigorifico para que fiquem frios. Acrescente açúcar a gosto e dissolva-o no sumo, acrescente gelo em quantidade e misture o sumo açucarado com o espumante.
Dica: na hora de servir nos copos decore com umas gotas de conhaque.
Port Cobbler
Drink originario dos EUA com base nas bebidas espirituosas
Ingredientes:
- 1 medida de Vinho do Porto
- 3 Rodelas de laranja
- 2 Colheres de bar de açúcar
Modo de Preparo:
Colocar todos os ingredientes no shaker e agitar vigorosamente. Verter para uma taça de vinho cheio de gelo picado. Decorar com frutas da época.
Portonic
O Portonic tem o equilíbrio perfeito entre o doce e o azedo, entre o fresco e o gaseificado.
Ingredientes:
- 1 medida de vinho do Porto
- 1 medida de água tônica;
- 2 folhas de hortelã;
- 1 rodela de limão siciliano;
- 4 pedras grandes de gelo;
Modo de Preparo:
Coloque o gelo num copo (para dar um toque elegante pode usar uma taça de vinho tinto) e rode para gelar o copo, acrescente uma rodela de limão, duas folhas de hortelã (uma delas pode dar uma amassadinha para desprender melhor os aromas). Em seguida incluir o Vinho do Porto e a tônica (eu uso sempre quantidades iguais de Vinho do Porto e de água tônica, mas pode ajustar ao seu gosto). Mexa um pouco para que os sabores se misturem. Agora é só desfrutar! Simples, não!?