O que é um Sommelier?

O que é um Sommelier?

Você já se perguntou o que é um Sommelier? É muito fácil de confundi-lo com o Enólogo e com o Enófilo, mas vamos explicar aqui quais são as atividades e responsabilidades deste profissional do vinho contando um pouco sobre sua origem e como e onde tudo começou. Na antiguidade já existia um “certo” cuidado para servir o vinho, mas estava longe de ser um “cuidado” como nós conhecemos nos dias de hoje. Os reis ficavam muito vulneráveis a envenenamentos na refeição e bebida, uma prática muito comum de assassinato, usada por quem queria se fazer “Príncipe ” ou simplesmente conspirar contra o regime vigente (a qual Maquiavel explica bem em seu livro, O Príncipe). Fez-se necessária a atribuição de “beber” o vinho a uma pessoa de confiança e específica, que tinha então a necessidade de constatar se o vinho que deveria ser servido ao rei estaria envenenado ou não, fazendo a prova. Era o carroceiro que transportava as pipas de vinho esse importante profissional, originando assim, a palavra Sommelier, a qual deriva do francês [bête] somme = besta de / carga + lier = amarrar, ligar, portanto o “amarrador” (ou lidador) das cargas.

Com o passar dos séculos, quando a gastronomia servida em grandes restaurantes parisienses começa a ganhar fama e prestígio, algo muda: prova-lo e servi-lo não é o bastante, mas também a garantia e compromisso com a qualidade. Assim nasceu o Sommelier da forma como conhecemos hoje.

O Sommelier é o profissional responsável por servir os vinhos, garantir sua qualidade, indica-los a harmonização com comidas e pela elaboração da carta de vinhos e bebidas em geral, além de ser o responsável pelo bom armazenamento na Adega. Sua importância é tão grande hoje para o comércio que ele já é encontrado nas importadoras de vinhos, empórios e adegas, lojas especializadas e lojas de e-commerce, com a finalidade de garantir a satisfação plena do cliente.

No Brasil, o Sommelier é visto comumente como alguém fundamental e muito distante do consumidor normal que simplesmente gostaria de tomar o seu vinho e aprecia-lo, livre de medos e preconceitos, porém devemos considerar este profissional como alguém que conhece os vinhos escolhidos por cada casa ou loja por ter participado dessa escolha e está ali para te ajudar e te servir!

A PS Vinhos acredita muito na importância deste profissional que ajuda o mercado de vinhos se movimentar e por isso tem internamente uma equipe de sommeliers pronta para atendê-lo.

Em 26 de agosto de 2011 a profissão finalmente foi regulamentada no Brasil, através da Lei 12.467, proporcionando a este profissional o mesmos direitos dados as demais profissões  existentes.

Explicaremos em publicações futuras o função do Enólogo e do Enófilo e suas diferenças.

 

Explicamos na publicação anterior as funções do Sommelier, agora vamos entender quais são as funções do Enólogo. O trabalho deste profissional vai muito além do que possamos imaginar, pois ele antecipa a produção do próprio vinho.

O que é um Enólogo?

O Winemaker ou Enólogo, é um profissional da indústria com atividades múltiplas porém bem definidas. É ele o responsável direto pela produção dos vinhos e por todos os aspectos relacionados com o produto final desejado. Vamos então explicar mais detalhadamente. A produção de um vinho é bastante delicada, repleta de etapas, cabendo ao enólogo à supervisão e escolha de fatores vitais desde o início do processo: solo, clima, tratamento das videiras, irrigação, escolha de mudas, plantio, poda e colheita. E se você pensa que é só isso, na verdade, esta é apenas a primeira etapa. Cabe a ele também o gerenciamento do transporte das uvas colhidas para o lagar, lugar onde as uvas são levadas após a colheita para serem posteriormente extraídos o mosto ou suco.

A próxima etapa é a definição do estilo, e é ele, o enólogo é quem vai defini-lo. Quais as castas a serem utilizadas? O vinho terá uma ou mais variedades de uvas e quais serão as suas porcentagens ? Perfeito, o vinho foi elaborado, cabe a este profissional degusta-lo. A degustação neste ponto será decisiva para a elaboração do produto final, onde uma vez avaliado, ele poderá chegar à conclusão se haverá necessidade ou não de ajustes para que se façam as correções. Ele pode provar diversos vinhos e junta-los para a criação de um único lote, e ainda mais tarde, provar o resultado desta mescla, para que a partir deste ponto possa concluir a sua criação, a qual refletirá diretamente aos seus anseios pessoais assim como na sua própria personalidade.

Uma outra parte interessante e que cabe ressaltar também, é o seu envolvimento direto na comercialização e divulgação do “seu produto”; por isso é tão comum encontrarmos os enólogos em degustações de vinhos, palestras e eventos em geral.

Certamente após essas informações você pensará diferente na hora de escolher por um vinho.

Hoje vamos sugerir dois grandes rótulos do renomado produtor Willian Fèvre dos aclamados vinhos Chablis, que apostou no terroir do Chile para a produção de vinhos de qualidade assim como os produzidos na sua vinícola na região da Borgonha.